domingo, 8 de maio de 2016

Mês de Maio: mês consagrado a Maria Santíssima


"Por Melissa Bergonso

Na Igreja Católica existem dois meses que são mais particularmente consagrados a honrar Maria Santíssima: 1) o mês de Maio e 2) o mês de Outubro, ou também chamado o mês do Rosário.
No mês de maio, era costume se fazer os exercícios do Mês de Maria, à tarde ou à noitinha. O “Curso Médio de Catecismo Mariano”[1] explica o seguinte:
É de tradição oferecer-se à Santíssima Virgem, no mês de maio, homenagens particulares em cerimônias públicas. Tais exercícios, que propriamente não têm forma litúrgica, fazem-se nas famílias, comunidades, escolas, paróquias. Compõem-se, as mais das vezes, de uma leitura ou de um sermão sobre Nossa Senhora, de orações e de cânticos diante de um quadro ou de uma imagem de Maria, ornada de flores e de luzes. Este uso data do século XVII e acredita-se que começou na Itália, no colégio dos jesuítas de Roma. Com rapidez assombrosa espalhou-se pelo mundo inteiro; por toda parte, as almas devotas a Maria Santíssima sentiram-se felizes em prestar-lhe publicamente suas homenagens. Tem por fim: 1º. consagrar à Santíssima Virgem o ano inteiro oferecendo-lhe a parte mais linda e 2º. obter sua especial proteção para nossos anos à medida que vão passando.
Como podemos fazer nossas homenagens em família, o primeiro passo seria montar um altarzinho para Nossa Senhora em um local nobre da casa e orná-lo com flores ou com algum enfeite especial. Para quem já tem um altarzinho de Nossa Senhora em casa, pode decorá-lo. Para quem tem crianças, aproveite para colocá-las para ajudar a enfeitar o altarzinho. Isto vai incentivar seu afeto e sua devoção à Virgem Imaculada.


O segundo passo seria destinar um horário do dia para fazer as orações/leituras/meditações em comum. Neste post eu já tinha dado algumas sugestões de orações e leituras para serem feitas no mês de maio, mas seguem abaixo mais algumas.
No que tange à oração, eu não poderia deixar de recomendar a do Terço ou do Santo Rosário em família. Nossa Senhora mesma disse ao Beato Alano de la Roche“depois do Santo Sacrifício da Missa, não há nada na Igreja que eu amo mais que o Rosário”. Então, não há dúvidas de que o Rosário deve fazer parte da rotina diária de orações da família cristã, e isto não só para o mês de maio como para toda a vida!
Com relação a leituras espirituais, indico dois livros de D. Ildefonso Rodriguez Villar que são MUITO bons: “Pontos de Meditação sobre a Vida de Nossa Senhora” e “Pontos de Meditação sobre as Virtudes de Nossa Senhora”. Esses são dois volumes, que você pode adquirir no site Cultor de Livros. Outro livro ótimo também é o “Meditações sobre os principais mistérios da Virgem Santíssima Senhora Nossa”, do Pe. Manuel Bernardes, que você pode adquirir no site da Editora Pinus.
Como material de estudo, indico o livro “Instruções Marianas”, do Pe. Gabriel Roschini. Este livro só é encontrado, por enquanto, em sebos virtuais, pois o livro é bem antigo, mas se você conseguir encontrá-lo, é um investimento que vale a pena! Não pense duas vezes!
Você pode dividir as leituras, lendo a cada dia um capítulo ou uma meditação. Eu tive a experiência de uns anos atrás ler, a cada dia, um capítulo do livro do Pe. Roschini; outro ano foi com as meditações sobre a Santíssima Virgem. Foi maravilhoso. A cada leitura, a cada meditação, nosso coração vai inflamando de amor por Nossa Senhora. Nós só amamos o que ou quem conhecemos, então não há outro modo de amar mais a Santíssima Virgem Maria senão conhecendo-A melhor a cada dia!."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.